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Atendimento | Dicas para atender bem
28/08/2012
Atendimento | Dicas para atender bem

DEIXE SEU CLIENTE SUPERSATISFEITO


Com essa chuva de marketing caindo sobre nós, cada vez mais o conceito de "utilidade" da compra parece afastar-se da racionalidade. Isto é, das três razões pelas quais o cliente compra – reposição, funcionalidade e emocional, a última está sempre em evidência.

Após uma compra, principalmente se o motivo dela for satisfazer um desejo, ou até um impulso do momento, o cliente, subjetivamente, entra em um estado emocional no qual ele questiona o porquê de estar consumindo o produto.

Ele deseja achar, custe o que custar, uma resposta que valide a tentação que, às vezes, ele percebe como culpada. E quanto maior foi a importância da decisão de compra e a semelhança entre o artigo escolhido e o rejeitado, maior será a ansiedade.

Dessa necessidade de entender o que aconteceu e achar a razão para a compra realizada, o cliente irá perguntar a amigos o que acharam, procurará formas de supervalorizar o que escolheu e desvalorizar o que não escolheu, às vezes até tentando se iludir.

Agora sabendo disso, você vendedor tem a obrigação de confortar o seu cliente, deixá-lo tranqüilo, despreocupado e, principalmente, completamente satisfeito. Pois se uma dúvida restar na cabeça do cliente, ele nunca mais voltará, pois sentirá que foi enganado.

Como?
 

  1. Diga sempre a verdade, mesmo que você possa não vender no momento. Ex. Se a roupa não caiu bem, avise o cliente.

  2. Atenda às necessidades do cliente.

  3. Pergunte se restou alguma dúvida. Não deixe que ele saia perguntando o a outras pessoas que não têm o mesmo desejo que ele, o que acharam do produto.

  4. Mostre depoimentos de clientes satisfeitos. Nada melhor que a palavra de outra pessoa, ou até de um concorrente satisfeito para convencer um comprador.

  5. Apresente os benefícios do produto. Indicar as vantagens na compra do produto.

  6. Mostre o valor agregado do produto. Faça o cliente perceber que seu produto ou serviço é único, que seu atendimento não há igual.

 

UM ATENDIMENTO ADEQUADO ATRAI MAIS DO QUE PREÇO E QUALIDADE?
 

Essa é a pergunta que nossa querida leitora faz e também é feita dezenas de vezes ao ano em minhas palestras e seminários.  A resposta definitivamente é sim.

Um atendimento gentil, competente, simpático e principalmente rápido atrai mais do que preço baixo. Atenção! Não estou dizendo que preço não é importante, claro, é um fator a considerar, mas estou dizendo que não é tão importante assim, não é só o preço que influencia uma compra, existem outros fatores que os vendedores e atendentes devem saber usar na prática.

Em alguns mercados centavos fazem a diferença, como por exemplo, na venda de distribuidoras de combustíveis a postos. Outro dia eu estava monitorando algumas ligações em uma grande distribuidora para preparar o treinamento de vendas da equipe comercial e flagrei um cliente dizendo a vendedora:

Cliente: _ Seu preço no álcool está caro, está 2 centavos acima do concorrente X

Vendedora:_ Meu amigo, vc sabe que quando precisa estamos sempre aqui para lhe atender da melhor forma, além do mais conhece nossa extrema qualidade das entregas rastreadas e monitoradas assegurando um combustível de primeira, sem risco de adulteração e sem riscos futuros para seu posto e seus clientes. O que o Sr. Faria se tivesse o seu nome jogado fora por causa de combustível ruim. Além do mais sabe da nossa rapidez. Comprando agora comigo, daqui três horas ainda antes do almoço o caminhão tá chegando aí!!!

Cliente: _ Você é fogo mesmo hein! Vai manda aí vamos fechar então!!!

E com os argumentos de qualidade, relacionamento e rapidez conseguiu vender combustível que um “commodities”  mais caro!

Poderia contar aqui dezenas de casos como estes, mas como o nosso espaço é limitado, vou contar apenas mais fresquinho que aconteceu no mês passado:

Ao desembarcar no aeroporto de uma das grandes cidades do Brasil (não revelo nem sobre tortura) dirigir-me para o local onde ficavam as locadoras e pelo que me lembro lá estavam pelo menos QUATRO locadoras de automóveis. Disputando o mesmo cliente e oferecendo o mesmo produto.

Na primeira,  a vendedora não sorriu, não falou Bom Dia e não perguntou meu nome, acho que deve ter tido algum problema sexual a noite. Apenas perguntou qual o modelo e para onde? Deu o preço e eu disse que iria cotar a outra ao lado...

Na segunda e vendedora foi mais simpática, sorriu e falou bom dia (não perguntou meu nome, mas também acho que isso já seria querer demais!), pegou as informações básicas e deu o preço, que era o mesmo da loja ao lado. Eu disse a ela que iria cotar a outra ao lado e ela apenas concordou acenando positivamente com a cabeça...

Na terceira, o valor era mais alto que as duas primeiras, cerca de 20% a mais. Ao ser questionado por mim em porque que o valor era mais alto que as lojas ao lado ele respondeu  “ Ah sei lá, cada um é cada um né!” Parece difícil de acreditar, mas gente isso é sério! Eu não sabia se chorava ou se ria da situação.

Na quarta loja, fui atendido por um rapaz sorridente, simpático que estava finalizando o atendimento de um casal, mas ao observar eu de longe ele sinalizou só um instante e disse “Já atendo o senhor!” Em seguida, perguntou meu nome, me cumprimentou e ofereceu um cafezinho. Expliquei a ele o tipo de viagem que eu faria para dar palestra e carro que desejava. Então ele me disse que estavam com todos os carros daquele modelo alugados.

Sem titubear ele prontamente me ofereceu outro superior por uma “pequena” diferença a mais segundo ele e eu aluguei! Mesmo pagando mais do que eu planejava.

Agora pergunto a você:

Porque será que os carros daquela locadora estavam alugados enquanto os das outras estavam parados nos estacionamentos a espera de clientes? Será que era o signo dele? Claro que não!

É preciso entender de uma vez por todas que todos somos vendedores na empresa, não basta atender, tem de vender, conquistar, sorrir e convencer o cliente a comprar de você.

Empresas parecem estar sofrendo de uma miopia empresarial, gastam fortunas em divulgação, marketing  e ponto de venda para atrair seus clientes, mas não investem no  treinamento para qualificar seu pessoal da linha de frente. Colocam pessoas sem preparo jogando fora assim todo o investimento feito. E depois ainda botam a culpa na crise!

Segundo pesquisa  sobre o comportamento do consumidor 5 coisas vem antes do preço na cabeça do consumidor antes ou no momento da compra. São elas:
 

1-      VOCÊ

2-      QUALIDADE

3-      BENEFÍCIOS

4-      GARANTIA

5-      RAPIDEZ E CONVENIÊNCIA

6-      PREÇO
 

A ordem acima varia de acordo com o produto ou serviço, mas em geral quase nunca o preço vem em primeiro lugar. Mesmo assim tem vendedores e empresas que tem como único argumento de vendas o preço, estas farão vendas só até que algum concorrente conseguir vender mais barato e o ciclo se repete até que este tipo de empresa quebra, porque uma empresa não vive de vendas, vive de lucro!

Em vendas não existe mágica tudo é uma relação de causa e efeito. Se fizer a coisa certa, treinar e argumentar com inteligência. Venderá, mesmo cobrando mais que o concorrente!


Boas Vendas e Sucesso

CÉSAR FRAZÃO

 

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04/03/2015
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