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 13 dicas para empresários investirem em um bom atendimento
13/05/2013
13 dicas para empresários investirem em um bom atendimento

 

Por mais que uma empresa esteja extremamente estruturada, ofereça bons produtos
ou serviços, um desvio na reputação pode ser fatal. Um dos mais frequentes - e devastadores - é o
mal atendimento ao cliente, que pode afetar diretamente suas vendas e denegrir a imagem da
empresa.
 
Segundo uma pesquisa da empresa norte-americana US News And World Report, especializada em
comportamento dos consumidores, aproximadamente 68% dos clientes não voltam ou não
continuam a comprar determinado produto ou serviço pela má qualidade do atendimento ou dos
serviços prestados.
 
“Para as pequenas e médias empresas, a importância do atendimento se torna ainda mais
relevante”, ressalta o diretor-executivo da Innovia Training & Consulting, Ricardo M. Barbosa. “A
marca de uma pequena empresa não é tão divulgada como as das grandes corporações, assim, a
repercussão de um atendimento inadequado pode ser desastrosa”.
 
Investindo no bom atendimento
Para Barbosa, os colaboradores das organizações devem atuar para encantar os clientes, obtendo
um melhor retorno financeiro a todos. “Superar as expectativas sempre, esse é o caminho.
Lembrando que cliente insatisfeito conta para dez pessoas e as satisfeitas para apenas duas
pessoas”.
Confira outras dicas de Barbosa para investir em um bom atendimento:
1.Ser rápido e solícito com o cliente é uma necessidade para cativar o consumidor. O profissional
deve ser treinado para atender a cada cliente como ‘o cliente dele’;
2.O colaborador deve conhecer a fundo todos os detalhes do produto ou serviço que está oferecendo
ou que o cliente está pedindo;
3.É fundamental ter em mente que nunca é perda de tempo fazer demonstrações e prestar
detalhadas informações;
4.É importante que se recepcione, identifique-se e deixe o cliente conhecer a empresa, fazendo com
que ele se identifique com o que se está oferecendo;
5.Ser verdadeiro é fundamental, tenha isso como preceito básico e exercite o perguntar mais do que
falar;
6.Todo cliente tem seu tempo, se ele estiver com pressa, seja ágil, se for moroso, mantenha-se
tolerante, paciente e calmo;
7.Só prometa prazos, horários e outros se realmente puder cumprir;
8.Seja ético, íntegro e sincero com todos os tipos de clientes e conquiste para sempre sua
confiança;
9.Evite deixar o cliente esperando, se observar que irá demorar, pare por um instante o que está
fazendo para dar um posicionamento pela demora;
10.Evite amadorismo e erros grosseiros de linguagem, isso vale tanto com atendimento pessoal
como por telefone, busque reconhecer qual o estilo do cliente e adapte sua linguagem, se atentando
para nunca ser vulgar ou inconveniente;
11.Evite transferências desnecessárias, entenda o que a pessoa necessita e caso tenha que
transferir para outro colaborador, seja assertivo;
12.Cuidado com os valores ou mesmo produtos que serão apresentados, se o cliente sentir que
estão tentando enrolar ou tirar vantagem a negociação ficará muito mais difícil;
13.Sempre faça um follow-up, ligue para ver se estava tudo e avalie o atendimento e a satisfação.
 
Fonte: infomoney.com.br

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